Entrevista com o Prefeito Antônio Jorge

terça-feira, 8 de abril de 2014

NEGOCIAÇÃO COM OS MANIFESTANTES DO FECHAMENTO DA BA262 TEVE UM BOM DESFECHO


Depois de algumas discussões em torno da problemática da situação das nossas estradas vicinais do trecho da BA262 (que liga Itajuípe a Coaraci) exatamente no entroncamento com a BA02, a rodovia estadual que dá acesso às diversas fazendas rurais do nosso município, culminou hoje com o fechamento da BA120, conhecida como BA02, alguns manifestantes juntaram-se em comitiva e foram até a sede da Prefeitura Municipal de Itajuípe, para tentar uma negociação imediata para a resolução do problema das estradas vicinais do município.



Com a ausência da Sra. Prefeita Gilka Badaró, que teve de ir a Salvador, com o Secretario de Planejamento Luciano Marques, para a entrega  ao Tribunal de Justiça do Estado, ao Tribunal Regional de Trabalho as certidões necessárias para a definitiva liberação de projetos e convênios do nosso município, o Secretario de Desenvolvimento Urbano, Humberto Badaró Pólvora, recebeu os manifestantes juntamente com o Secretario de Agricultura Marcos Paulo e após ter ouvido as reivindicações dos manifestantes, os edis presentes: Ivan Júnior, João Magalhães e Raimundo Alves, que de certa forma contribuíram também para mediar o pleito e as propostas de melhorias das estradas.



Houveram momentos de muitos questionamentos, muitas dúvidas, muitas incertezas, mas essas expectativas foram diluídas quando foram apresentados documentos que comprovam que a gestora do município, a Prefeita Gilka Badaró, preocupada com essa demanda já havia se antecipado e solicitado do governador Jaques Wagner, quando o mesmo teve aqui na região no dia 22/03/2014, foi entregue em mãos um ofício 01/2014, assinados conjuntamente pelos prefeitos: Josefina Castro (Coaraci), Joaquim Babo (Itapitanga), Alba Gleide (Almadina) e Gilka Badaró (Itajuípe) documento este que solicita com urgência serviços de asfaltamento no trecho da rodovia BA261 que liga as cidades de Itajuípe – Coaraci – Itapitanga.



No dia 24/03/2014 a Prefeita Gilka Badaró recebeu um ofício da secretaria particular do Governador, a Sra. Regina Affonso de Carvalho, em resposta a solicitação conjunta enviada, que o documento foi entregue ao Governador Wagner e autorizado o encaminhamento para a Secretaria de Infra-Estrutura para as providencias cabíveis.




O Secretario de Agricultura Marcos Paulo foi enfático e apresentou as responsabilidades da sua pasta no assunto em tela e informou que providencias já foram iniciadas e outras já solicitadas ao órgão estadual do DERBA, através de solicitações junto ao Chefe da 8ª RM de Itabuna, o Sr. Fernando Sanches, que prontamente o atendeu e enviou o ofício informando da liberação de 02 caminhões Basculante 9ton. e 01 Motoniveladora para executar 120 horas ou 15 dias de serviços em estradas vicinais no município de Itajuípe. Este serviço dever ser iniciado no prazo de dez dias, conforme documento expedido pelo órgão DERBA.



Ao final das discussões foi redigido e assinado um termo de comprometimento entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município e os integrantes da Zona Rural de Itajuípe de que conforme a chegada das maquinas liberadas pelo DERBA, num prazo supracitado de dez dias, comece de fato os trabalhos de terraplanagem e encascalhamento dos trechos mais graves da BA02 e por parte da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Agricultura, melhorias com concreto armado, na ladeira conhecida como Ladeira do Batistão, que é um trecho íngreme e que no estado em que se encontra dificulta o acesso das kombis escolares. Segundo o Secretario de Agricultura Marcos Paulo as obras da ladeira já se iniciaram e que 60% da obra já esta concluída.








Vale salientar e agradecer a presença da Polícia Militar - Divisão TOR, que através do seu Comandante o Ten. Antonio Cavalcante, se deslocaram urgentemente para o local do fechamento da BA262 e estabeleceu a ordem e ajudou em muito no progresso das negociações.



O mais intrigante e curioso da manifestação, (reivindicação de melhoria a parte) é que o movimento estava recheado de pessoas que publicamente fazem oposição ao governo, gritando e bradando palavras de ordem e tentando desvirtuar as solicitações que eram legítimas, numa tentativa mesquinha de: “quanto mais agitar e confundir a opinião púbica melhor”. Assim pensam eles (os opositores) que dessa forma ajuda o povo, mas que povo mesmo?






O governo fez a sua parte, tomou todas as providencias necessárias para a solução do problema das estradas, conforme evidencia os documentos exibidos acima.



A prefeita Gilka Badaró e o vice-prefeito Jorjão, ambos estão na capital do estado buscando melhorias e avanços para o nosso município, 2 ambulâncias foram solicitadas, maquinas de terraplanagens, a entrega do projeto do saneamento do bairro Acácio Almeida, audiência com o atual Secretario de Saúde para tentar resolver a situação do nosso hospital e amanhã as visitas encerrarão com a audiência com o candidato do governo do estado Rui Costa.  

ASCOM/PMITAJUÍPE
FOTOS:CLAUDIO SANTOS E MILLY

                                                         

                                                                                      




Nenhum comentário:

Postar um comentário