Entrevista com o Prefeito Antônio Jorge

terça-feira, 1 de julho de 2014

ITAJUÍPE: 2 DE JULHO - HASTEAMENTO DA BANDEIRA NO PAÇO MUNICIPAL

Seguindo a tradição histórica, cívica e cultural, a Bahia celebra amanhã o DOIS DE JULHO, data em que se comemora a INDEPENDÊNCIA DA BAHIA.


Nesta data, é celebrado o Dia da Independência da Bahia, que neste ano completa 190 anos.
Um pouco de históriaA luta pela Independência da Bahia começou antes da brasileira, mas ela só aconteceu um ano depois. A guerra durou cerca de um ano e alguns dias, entre 25 de junho de 1822 e 2 de julho de 1823. Os constantes desentendimentos e a insatisfação com a Coroa Portuguesa vinham se intensificando desde o século XIX.

O estopim da guerra aconteceu em fevereiro de 1822, quando o governo português nomeou o tenente-coronel Madeira de Melo para exercer o cargo de comandante das armas na Província, em substituição do coronel brasileiro Manuel Pedro de Freitas Guimarães. Mas a nomeação de Madeira de Melo não foi aceita de forma pacífica pelos brasileiros. O tenente-coronel português ordenou que as tropas lusitanas ocupassem as ruas de Salvador. Os brasileiros também reagiram e os conflitos começaram.

Os batalhões formados majoritariamente por baianos tomaram o Forte de São Pedro, de onde enfrentaram outros batalhões de maioria portuguesa. Quando os portugueses tomaram o forte e prenderam Freitas Guimarães, festejam atacando casas, pessoas e invadindo o Convento da Lapa, onde se encontravam alguns revoltosos, assassinando a abadessa Joana Angélica. 

Fonte de Pesquisa: Ibahia.com.br
ASCOM/PMITAJUIPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário