Entrevista com o Prefeito Antônio Jorge

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

PREFEITA GILKA BADARÓ RECEBE ENGENHEIROS DO CONSÓRCIO TRAIL PAVOTEC \ GREEN BRASIL NO SEU GABINETE

A Prefeita Gilka Badaró recebeu hoje (09/01) no seu gabinete as presenças ilustres de dois engenheiros do Consórcio Trail Pavotec e Green Brasil, ambas parceiras do Consórcio Valec, responsável pela construção da Ferrovia Oeste Leste (Fiol).

Vieram fazer uma visita de cortesia, ao tempo que anunciaram a necessidade urgente de contratação de mão de obra de 80 homens para o início dos trabalhos, que é o chamado "trabalho braçal", a parte de limpeza do terreno, montagem do canteiro de obras, inspeção dos trechos onde deve ocorrer o desmatamento acompanhado, por onde vai ser implantada a ferrovia.


Na oportunidade, a convite, a prefeita Gilka Badaró juntamente com sua equipe, com os vereadores Tafarel e Gean Vasconcelos, visitaram o local onde vai ser implantado o canteiro de obras, próximo a Penalty, na companhia dos engenheiros André Rodrigues e Alison Maia.

O Sr. Alison Maia, Diretor da Green Brasil, informou ainda que os pretensos candidatos cadastrados, que pleiteiam vagas de trabalho inicial deverão ir na próxima segunda-feira (12/01) pela manhã, para a cidade de Barra do Rocha onde funciona as instalações da empresa, para serem submetidos aos exames admissionais. Lembrando que só poderão seguir viagem os candidatos que comparecerem no local de onde vai sair o ônibus, devidamente documentados.


Na oportunidade, a prefeita Gilka Badaró, disse que é com enorme satisfação que recebeu os dois engenheiros no seu gabinete, ainda mais que chegaram com uma proposta imediata de abertura de 80 novos empregos. "Para mim serve de um estímulo e felicidade muito grande, essa vinda imediata da Fiol, levando-se em conta que o nosso município passa por um período financeiro muito ruim, com quedas brutas de receitas, dificultando uma gestão com mais avanços, com mais tranquilidade. Hoje mesmo sofremos um desconto enorme no FPM, de mais de 500 mil reais, inviabilizando pagamentos de folhas de alguns funcionários. Com esta chegada da Fiol, novos horizontes se abrem, centenas de famílias serão beneficiadas em nossa cidade, graças a Deus." Finalizou a prefeita Gilka Badaró.  

UM POUCO DO QUE É A FERROVIA - OESTE-LESTE, DA SUA IMPORTÂNCIA PARA A BAHIA.
 

As obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho compreendido entre Caetité e Ilhéus, na Bahia, com extensão de 537 quilômetros, vão ganhar um novo impulso e possibilitar a retomada de novos postos de trabalho com a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que revogou a medida cautelar determinando a suspensão da medição e pagamento dos dormentes e acessórios fornecidos pelas empresas contratadas em razão de preços fixados acima do valor de mercado.
A decisão revista pelo TCU recomenda à Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, estatal que administra as obras da Fiol, a renegociação dos preços dos dormentes contratados com base nos novos valores definidos pelo órgão. A Valec tem, agora, 90 dias para informar ao Tribunal o resultado das negociações com as empresas contratadas.
A Valec, que já está negociando com as empresas, estima concluir o primeiro trecho da Fiol, entre Caetité e Ilhéus (lotes de 1 a 4), no primeiro semestre de 2015. No quinto lote da ferrovia, que compreende o trecho entre Caetité e o oeste baiano, a Valec está refazendo o traçado da linha férrea por recomendação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma vez que o traçado original passa por cavernas nos municípios de Barreiras, São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória e São Desidério. Por conta da alteração, a previsão da Valec é que esse trecho fique pronto no final de 2015.
Uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que ligará Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no estado do Tocantins, terá uma extensão total de 1.527 km, dos quais aproximadamente 1.100 km na Bahia, com investimentos estimados em R$ 6 bilhões, e vai transformar-se no eixo ferroviário horizontal do país.
No litoral sul baiano, no município de Ilhéus, na localidade de Aritaguá, a linha férrea se interligará ao Porto Sul, para onde será escoada toda a produção agrícola do oeste baiano (soja, farelo de soja e milho), além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro. 
Fonte: http://www.casacivil.ba.gov.br/ 


ASCOM/PMITAJUIPE
FOTOS: CLAUDIO SANTOS

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