Entrevista com o Prefeito Antônio Jorge

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ITAJUÍPE É PARTICIPANTE DO PROJETO DA REGIÃO METROPOLITANA DO SUL DA BAHIA.

Comissão vai atuar no planejamento da Região Metropolitana do Sul da Bahia

A RMSul vai abranger 10 municípios do Território de Identidade Litoral Sul tendo como eixos as BRs 101 e 415 que interligam os centros urbanos incluídos no estudo
O II Seminário da Região Metropolitana Sul da Bahia (RMSul) já apresenta dois resultados importantes. O primeiro foi  a criação de uma comissão executiva integrada por representantes da Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Amurc, Bahiagás, Uesc, UFSB e prefeituras, que vão atuar no planejamento da RMSul, abrangendo inicialmente 10 municípios – Itabuna, Ilhéus, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Ibicaraí, Itajuípe e Uruçuca - , com uma população de 500.115 habitantes, dos quais 89% vivendo na área urbana, bem como  na defesa do encaminhamento pelo governo do estado, do projeto de uma lei complementar para a Assembleia Legislativa.
O segundo passo foi uma  reunião com os prefeitos presentes ao seminário, quando foram discutidos os passos imediatos necessários à consolidação do projeto da Região Metropolitana e as melhores formas para que o objetivo seja alcançado no mais curto prazo possível. Para o prefeito de Ibicaraí e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, Lenildo Santana, o seminário atingiu  o objetivo maior, que foi “atrair os segmentos mais representativos da comunidade regional, através das diversas representações”.
Já a reunião de prefeitos contou com as presenças dos gestores de Itabuna, Claudevane Moreira Leite; de Ilhéus, Jabes Ribeiro; de Itajuípe, Gilka Badaró; de Uruçuca, Fernanda Silva; de Floresta Azul, Sandra Cardoso, que também estiveram no Seminário da RMSul, ao lado  do deputado federal Geraldo Simões; do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães; juntamente a assessora especial da Sedur, Adélia Andrade e da Superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, Lívia Maria Gabrielli.
Proposta
O  prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, defendeu a criação imediata de um grupo de trabalho para fazer com que o projeto ganhe dinamismo e possa ser implementado o mais rápido possível. Ele lembrou que o projeto de criação da Região Metropolitana é um anseio antigo da região cacaueira, mas observou que é preciso haver um grande entendimento, reunindo as lideranças políticas dos vários municípios, a sociedade civil organizada da região e os órgãos de representação comunitária, para que seja possível consolidar a ideia de uma proposta que leve em conta as peculiaridades regionais e não se pense em simplesmente importar modelos prontos de outros locais.
Proposta
O palestrante principal do Seminário sobre a RMSul, o arquiteto Jório Dórea, que é especialista em desenvolvimento urbano, assegurou que hoje já existem todas as condições preliminares para a formalização da Região Metropolitana Sul da Bahia. Como exemplo, cita o fato da existência de uma microrregião bem definida até a existência de um processo de conurbação -aproximação das áreas urbanas- entre Ilhéus e Itabuna, os dois principais polos da área. “Não se pode esperar mais pela criação desta Região Metropolitana”, afirmou o professor.
Para o urbanista é necessário começar a preparar o sul da Bahia para os impactos positivos e negativos, dos grandes investimentos estratégicos que estão chegando, a exemplo do Porto Sul, da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o aeroporto internacional de Ilhéus, o que favorece ainda mais a formação da Região Metroplitana. A mesa técnica do seminário teve as participações dos professores Raimundo Bonfim (Uesc) e Francisco Lancelotti (UFSB), que discutiram as sugestões de Jório Cruz para aceleração do processo.
Opiniões
O secretário do Meio Ambiente de Ilhéus, Antônio Vieira, também se pronunciou durante o seminário,  lembrando que a criação da Região Metropolitana é uma oportunidade para que se discuta qual o novo modelo de desenvolvimento e crescimento do sul da Bahia, considerando que os dois modelos anteriores, dos tempos iniciais das capitanias hereditárias e dos períodos áureos da economia lastreada apenas na cultura do cacau esgotaram-se.
O pró-reitor de Extensão da Uesc, professor Raimundo Bonfim considerou  que a RMSul representa é uma ferramenta estratégica para o avanço do desenvolvimento regional, daí  a necessidade de trabalhar coletivamente o projeto, em consonância com os interesses em comuns da comunidade regional.
Para o deputado federal Geraldo Simões, do PT, a RMSul representa um grande desafio e  seria um contraponto para a Região Metropolitana de Salvador, que hoje concentra 80% dos recursos e da produção do estado: “Por isso mesmo o governo precisa nos ajudar a dar um passo à frente.”  O parlamentar lembrou que a Região Metropolitana de Feira ainda não saiu do papel, mas não deve ser entrave para que se acelere o  projeto da Região Metropolitana do Sul da Bahia e que engloba Ilhéus e Itabuna como dois polos importantes, o que exige a participação efetiva de todos.
Reunião

Logo após a apresentação do projeto sobre a Região Metropolitana (hora do recreio) os prefeitos Jabes Ribeiro, Gilka Badaró, Fernanda Silva, o vice Wenceslau Junior, Sandra Cardoso, além do presidente da Amurc, Lenildo Santana, se reuniram no salão de refeições do Tarik Plaza Hotel para discutirem assuntos relevantes da criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia. Depois, voltaram ao salão do auditório para os debates finais.


NOTA DO BLOG: A Prefeita Gilka Badaró, bastante animada e esperançosa com surgimento desse novo projeto regional que visa fortalecer a economia regional e atrair novos investimentos para a nossa região. "Devemos preparar os nossos municípios, capacitar os nossos jovens para a inclusão nos novos projetos que já estão em caráter de instalação na nossa região, a exemplo do Porto Sul, da Ferrovia Norte Sul, a Universidade Federal do Sul da Bahia. Aqui no nosso município, graças a Deus, fomos contemplados com o Colégio Universitário, já firmamos parceria com o SEBRAE no nosso município, já encaminhamos solicitações de Cursos da PRONATEC, SENAI, etc. Temos compromisso com a responsabilidade social de atrair empreendedorismo para a nossa cidade, a exemplo da DISSULBA que já assinou Termo de Intenção de vir se instalar na nossa cidade e gerar em média 175 empregos imediatos e diretos." Finalizou a Prefeita Gilka Badaró.


ASCOM                    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário