Entrevista com o Prefeito Antônio Jorge

domingo, 31 de agosto de 2014

1º DE SETEMBRO DE 2014 - ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA EM ITAJUÍPE



PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUÍPE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
                             
                                  Homenagem do Dia 7 de Setembro

             A Literatura Adoniana desfila nas ruas de Itajuípe

Mediante a Proposta Pedagógica para o ano letivo de 2014 com o projeto: “A Literatura Adoniana no Contexto Escolar”, a Secretaria Municipal de Educação, implementou uma proposta educacional visando o conhecimento das obras literárias de Adonias Filho, escritor ilustre e filho desta terra,  que tornou-se um dos grandes nomes da literatura nacional e teve seus livros publicados no Brasil e no exterior. O objetivo é o fortalecimento da leitura e a publicização local das obras deste renomado escritor que sempre buscou inspiração para as suas obras de ficção na zona cacaueira próxima a Itajuípe e propagou o conhecimento dessa região da Bahia ajudando a entender a ocupação dos espaços, sua gênese e transformação, e as desigualdades sócio-espaciais e literárias, por isso, através de suas obras, a região cacaueira ficou famosa nos mais diversos pontos do país e do mundo, criando uma mística especial no imaginário popular.
Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação uniu esforços para organizar o desfile de 7 de setembro de 2014, homenageando o ilustre filho de Itajuípe Adonias Filho, através da apresentação das obras deste autor, trabalhadas até o momento nas nossas escolas municipais com a seguinte temática: A Literatura Adoniana Desfila Nas Ruas de Itajuípe.

Sinopses das obras apresentadas no desfile:

O MENINO E O CEDRO (Escola Municipal Drª Lourdes Pinillos de Menezes e Escola Municipal Profª Núbia Borges Badaró) - "Dois gigantes. Um corria para o mar, Outro se erguia em direção aos céus. Almada, o rio rabugento e furioso, doido para receber as chuvas de verão. Vermelho, o cedro doce e imponente, espalhando flores brancas a seu redor. Grilim, o menino; Manió, a cachorra: dois amigos inseparáveis. Juntos conhecem Vermelho. Com o tempo a amizade, o amor, a solidariedade. Quem poderia imaginar como Vermelho retribuiria o amor recebido? Os humanos são capazes de tamanha fidelidade?" Discussão: Como nasce e se solidifica uma amizade verdadeira?
 UM COQUINHO DE DENDÊ (Escola Municipal Profª Leolina Nazareth Andrade) -  Um coquinho de dendê vive feliz e tranquilo, junto da mãe dendezeira e dos irmãozinhos. Um dia, um vento forte arranca-o do cacho da palmeira e ele se vê no chão, sozinho, na expectativa que algo aconteça. Muitas aventuras o esperam, até que ele encontre novamente o sentido real de sua vida. 
 OS BONECOS DE SEU POPE (Escola Municipal Frei Henrique Woltering) - Esse livro fala de um homem, seu Pope, que tinha três bonecos,  Quincas, Chico e Gaspar, que   são como gente de carne e osso, luxentos de tão bem vestidos e muito falantes, chamavam a atenção de todo o mundo. Seu Pope os   tratava  como filhos, e sentados em seu braço, eles  contavam historias de amores, fantasmas, viajantes, mágicos, feiticeiros e castelos encantados. Mas, os Bonecos de seu Pope guardam um grande segredo, a chave do mistério que dá sentido a  vida daquele estranho e adorável velhinho.
HISTORIAS DISPERSAS DE ADONIAS FILHO (Escola Municipal Prof. Diógenes Vinhaes) -  Neste livro, são apresentadas cinco histórias em que o escritor baiano Adonias Filho procura transmitir certa paixão por uma humanidade feita de verdades, através da visão dramática, lírica e amorosa, que palpita em seus protagonistas, nas passagens feitas de alusões e observações.

UMA NOTA DE CEM (Escola Municipal Alberto Hage) -  Uma nota de cem cruzeiros passou a observar tudo que a cercava. Os mais variados lugares, as mais estranhas pessoas tiveram sua vida analisada por ela, que não gostava de ser dinheiro. As vicissitudes e peripécias dessa nota, de mão em mão, de bolso em bolso, de caixa em caixa, fornecem o material para uma narração rica de humorismo bem dosado e de sensatas reflexões sobre o mundo, sobre os homens e sobre a vida. É uma gostosa alegoria em que Adonias Filho, seguindo o conselho do velho Horácio, “castiga rindo” os vezos da sociedade. 

FORA DA PISTA (Escola Municipal Dr. Pedro Catalão) - Vovô  Zeferino e seu neto viajam com o caminhão. Mas um dia desaparece o caminhão, vovô e sr. Manoel. Beto inicia uma atividade dura: a de detetive. Será que Beto conseguirá decifrar o mistério do desaparecimento?

Fonte: Sec. Municipal de Educação

PUBLICIDADE: ASCOM/PMITAJUIPE


   



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário