TEMA: A solidariedade como instrumento
para a cidadania
APRESENTAÇÃO
A educação é um
processo marcado pela construção de saberes que influenciam as relações sociais
e criam especialidades envolvendo trocas de ideias, bens e poderes que, em
conjunto constroem tipos de sociedades. Essa relação e dinâmica educacional
deve conscientemente ajudar a pensar tipos de homens, e assim ajudar a
criá-los, por meio da interação e socialização dos saberes que o constitui e
legitima.
Nessa perspectiva
ousamos desenvolver junto com a comunidade escolar Dr. Pedro Catalão a Gincana
com o tema “A solidariedade como instrumento para a cidadania”, envolvendo
alunos, professores, pais, e população itajuipense, numa ação conjunta e
reflexiva sobre a necessidade de ações solidárias. Almejamos sensibilizar e
motivar os participantes da referida Gincana para a adoção de atitudes
solidárias,indispensáveis a construção de uma sociedade mais igualitária.
Nesse contexto surge a
ideia de desenvolver uma gincana, numa tentativa de mobilização social e
cultural frente a problemáticas que envolvem a comunidade, especificamente, os
que são menos favorecidos e necessitam de ajuda.
Esta ação conjunta
revela o olhar sensível com a educação solidária em todas as suas facetas,
revelando intencionalidades pedagógicas e sociais como devem ser todas as ações
responsáveis, críticas, coerentes, desafiadoras e estimulantes, tendo a
compreensão de que a gincana é uma competição que estimula o trabalho coletivo,
e explorando o potencial de cada participante, com o objetivo de engrandecer e
assegurar a vida pessoal e social.
OBJETIVOS
·
Objetivo
Geral: sensibilizar e motivar os participantes para a adoção de atitudes
solidárias, indispensáveis a construção de uma sociedade mais igualitária.
- Homenagear Adonias
Filho;
- Estimular os alunos
para o trabalho em equipe;
- Promover o
protagonismo juvenil e o fortalecimento da comunidade escolar;
- Revisar conhecimentos
trabalhados nas disciplinas envolvidas por meio da
competição;
- Promover a
arrecadação mantimentos e roupas para doar aos mais carentes;
- Motivar a interação
entre os participantes de cada equipe por meio da união,
colaboração e empenho;
Público
Alvo: Alunos da
Escola
Equipes: 3 grupos com a cor específica
Período:
12 e 13 de novembro
de 2014.
REGULAMENTO, REGRAS E
SOLICITAÇÕES.
Cada Equipe será representada por uma
cor e terá 2 professores como organizador. As equipes escolherão um líder para
estar a frente da equipe.
DA
CLASSIFICAÇÃO:
1 - Será considerada
vencedora a equipe que apresentar a maior pontuação;
2 -As tarefas terão
pontuação específica para cada etapa, podendo haver empate entre as equipes
concorrentes;
3 - Cada etapa (dias 12 e
13) deverá ter apenas um vencedor
DA
PREMIAÇÃO:
1 – A premiação dos
vencedores será um passeio;
2 – Todas as turmas terão
uma premiação de participação equivalente a 02 (dois) pontos em cada
disciplina.
DOS
JURADOS:
1- A mesa de jurados será
composta por profissionais da Escola e convidados escolhidos pela Comissão
Organizadora da Gincana;
2 – Aos jurados, compete
soberania de veredicto, aplicar penalidade proporcional à gravidade dos atos;
DAS
DISPOSIÇÕES GERAIS:
1- Os casos omissos serão
resolvidos pela Comissão Organizadora;
2- As tarefas valerão
pontos de acordo com a complexidade de cada uma, e a relação com as tarefas
prévias deverão ser entregues no ato da inscrição.
3- Algumas tarefas
surpresas serão norteadas pela temática em homenagem ao dia do estudante;
TAREFA 01: MINHA EQUIPE
É NOTA 1000 (GRITO DE GUERRA)
TEMPO
DE APRESENTAÇÃO – 05 minutos
PONTUAÇÃO
– Tarefa cumprida 10 pontos
MAIS
– 10 pontos para a mais animada.
15
pontos para a mais comportada.
15
pontos para a mais organizada.
JULGAMENTO:
animação, caracterização (uniforme, camisa, adereços de acordo com a cor da
equipe, mascote, participação, criatividade, coerência, organização, oralidade,
comportamento, entrosamento, respeito mutuo entre membros da equipe, membros da
equipe adversária, comissão organizadora, comissão julgadora e professores
fiscalizadores).
TAREFAS
A )
Social
·
Doação
de sangue – (1 ponto por cada doador)
·
Caracterização
beleza negra (casal) – 10 pontos para o eleito
·
Brinquedos
reciclados – 1 ponto para cada brinquedo
·
Arrecadação
de brinquedos usados – (1 ponto para cada brinquedo)
·
Montar
uma mine horta – (a mais completa receberá 15 pontos, segundo lugar 10 e
terceiro 5 pontos)
·
Arrecadação
de alimentos e roupas onde que todas as equipes deverão entregar no ultimo dia
( 1 ponto para cada item).
Obs: A quantidade arrecadada será
entregue às entidades escolhidas.
B) Artístico
Cada
equipe deverá realizar uma apresentação artística- Dramatização de um livro de
Adonias
(valendo
30 pontos)
SÓSIA DE CELEBRIDADE
Cada
equipe deverá apresentar um personagem caracterizado, cantor/ator ou
apresentador de TV, teatro ou cinema.
TEMPO
DE APRESENTAÇÃO – 10 minutos p/ equipe;
PONTUAÇÃO
– 50 pontos.
JULGAMENTO
- criatividade, figurino, desenvoltura
C) Tarefas /
Brincadeiras
VALENDO
01 PONTO CADA BRINCADEIRA
1-
Boliche – 3 participantes.
Uma tentativa de cada
participante representante de cada equipe, quem derrubar maior quantidade de
pontos é vencedor. Não pode ultrapassar a linha limite, quem assim fizer a
equipe perderá 1 ponto.
2- Bexigas revezadas – 15 participantes, sendo 5 para cada equipe.
O participante tem que encher a bola e
estourar voltar correndo e tocar na mão do outro colega que fará a mesma coisa.
A equipevencedora é a que conseguir estourar as 5 bolas primeiro.
3- Circuito- 3 participantes
Os participantes irão
cumprir todas as etapas estabelecidas no circuito, o vencedor é o que primeiro
terminar as tarefas seguindo todas as regras e limites estabelecidos.
·
Copo com água sem utilizar as mãos levando ate o local indicado
sem derramar.
·
Responder continhas no papel corretas
·
Encher garrafa pet de água com copo de cafezinho (encher ao
máximo)
·
Levar para o ponto indicado um ovo na colher sem derrubar
·
Pular entre os obstáculos e chegar ate o sino.
4-
Improviso teatral – elementos na caixa
surpresa para ser criar um texto improvisado. O texto mais criativo é o
vencedor. (1 aluno de cada equipe)
5-
Arremesso de bambolê-vence
quem
conseguir acertar mais bambolês no
alvo.6 participantes
6-
Montar um cartaz ilustrado
sobre como cuidar da escola (destinação do lixo, respeito das regras escolares,
solidariedade).
FINALIZANDO A GINCANA
Final
eleger o gato e a gata da gincana vestidos com roupa reciclada. (50 pontos)
Entrega
do troféu para a equipe ganhadora
ATITUDES QUE PERDEM
PONTOS:
.
Provocação (gestos, palavras ou afins) – 30 pontos
.
“Vaiar” outras equipes – 30 pontos
.
Ausentar-se do local da gincana sem autorização – 30 pontos
.
Comparecer ao local sem uniforme – 30 pontos (por aluno)
.
Causar danos materiais ao local (passível de punição e ressarcimento) – 30
pontos
.
Não respeitar o local público e o visitante. (passível de punição) – 30 pontos.
.
Sujar o ambiente (passível de punição) – 30 pontos
NOTA DO BLOG:
Parabéns a Diretora Profa. Tânia Regina e toda a sua Equipe de Professoras, Coordenadoras Pedagógicas e Pessoal de Apoio.
Parabéns a todos os alunos envolvidos na 2ª Gincana da Cidadania, que cumpriram suas tarefas com esforço e dedicação, se divertiram, trocaram experiências e além de tudo isso, vivenciaram a Cidadania com dignidade e respeito.
A Diretora Tânia Regina e as Professoras, juntas na idealização deste maravilhoso projeto, que com todo respeito que tenho por todas as Diretoras dos Colégios da Rede Municipal de Ensino, esse modelo de atividade deveria ser copiado e aplicado em todos as Unidade Escolares.
Parabéns pela maravilhosa iniciativa de cunho social e benemérito que foi a arrecadação de alimentos, que também foi meta do projeto da 2ª Gincana da Cidadania de arrecadar alimentos para serem doados para entidades assistenciais e para famílias carente do nosso município. VALEU A LUTA!
MURAL DAS FOTOS (CLIQUE AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário