Entrevista com o Prefeito Antônio Jorge

terça-feira, 25 de novembro de 2014

GRUPO ESCOLAR DR. PEDRO CATALÃO REALIZOU A 2ª GINCANA DA CIDADANIA






TEMA: A solidariedade como instrumento para a cidadania

 APRESENTAÇÃO

A educação é um processo marcado pela construção de saberes que influenciam as relações sociais e criam especialidades envolvendo trocas de ideias, bens e poderes que, em conjunto constroem tipos de sociedades. Essa relação e dinâmica educacional deve conscientemente ajudar a pensar tipos de homens, e assim ajudar a criá-los, por meio da interação e socialização dos saberes que o constitui e legitima.
Nessa perspectiva ousamos desenvolver junto com a comunidade escolar Dr. Pedro Catalão a Gincana com o tema “A solidariedade como instrumento para a cidadania”, envolvendo alunos, professores, pais, e população itajuipense, numa ação conjunta e reflexiva sobre a necessidade de ações solidárias. Almejamos sensibilizar e motivar os participantes da referida Gincana para a adoção de atitudes solidárias,indispensáveis a construção de uma sociedade mais igualitária.
Nesse contexto surge a ideia de desenvolver uma gincana, numa tentativa de mobilização social e cultural frente a problemáticas que envolvem a comunidade, especificamente, os que são menos favorecidos e necessitam de ajuda.
Esta ação conjunta revela o olhar sensível com a educação solidária em todas as suas facetas, revelando intencionalidades pedagógicas e sociais como devem ser todas as ações responsáveis, críticas, coerentes, desafiadoras e estimulantes, tendo a compreensão de que a gincana é uma competição que estimula o trabalho coletivo, e explorando o potencial de cada participante, com o objetivo de engrandecer e assegurar a vida pessoal e social.


OBJETIVOS

·         Objetivo Geral: sensibilizar e motivar os participantes para a adoção de atitudes solidárias, indispensáveis a construção de uma sociedade mais igualitária.

           ·         Objetivos específicos:
- Homenagear Adonias Filho;
- Estimular os alunos para o trabalho em equipe;
- Promover o protagonismo juvenil e o fortalecimento da comunidade escolar;
- Revisar conhecimentos trabalhados nas disciplinas envolvidas por meio da 
  competição;
- Promover a arrecadação mantimentos e roupas para doar aos mais carentes;
- Motivar a interação entre os participantes de cada equipe por meio da união, 
  colaboração e empenho;
Público Alvo: Alunos da Escola
Equipes: 3 grupos com a cor específica
Período: 12 e 13 de novembro de 2014.

REGULAMENTO, REGRAS E SOLICITAÇÕES.

Cada Equipe será representada por uma cor e terá 2 professores como organizador. As equipes escolherão um líder para estar a frente da equipe.

DA CLASSIFICAÇÃO:
1 - Será considerada vencedora a equipe que apresentar a maior pontuação;
2 -As tarefas terão pontuação específica para cada etapa, podendo haver empate entre as equipes concorrentes;
3 - Cada etapa (dias 12 e 13) deverá ter apenas um vencedor

DA PREMIAÇÃO:
1 – A premiação dos vencedores será um passeio;
2 – Todas as turmas terão uma premiação de participação equivalente a 02 (dois) pontos em cada disciplina.

DOS JURADOS:
1- A mesa de jurados será composta por profissionais da Escola e convidados escolhidos pela Comissão Organizadora da Gincana;
2 – Aos jurados, compete soberania de veredicto, aplicar penalidade proporcional à gravidade dos atos;

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
1- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora;
2- As tarefas valerão pontos de acordo com a complexidade de cada uma, e a relação com as tarefas prévias deverão ser entregues no ato da inscrição.
3- Algumas tarefas surpresas serão norteadas pela temática em homenagem ao dia do estudante;

TAREFA 01: MINHA EQUIPE É NOTA 1000 (GRITO DE GUERRA)
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 05 minutos
PONTUAÇÃO – Tarefa cumprida 10 pontos
MAIS – 10 pontos para a mais animada.
15 pontos para a mais comportada.
15 pontos para a mais organizada.
JULGAMENTO: animação, caracterização (uniforme, camisa, adereços de acordo com a cor da equipe, mascote, participação, criatividade, coerência, organização, oralidade, comportamento, entrosamento, respeito mutuo entre membros da equipe, membros da equipe adversária, comissão organizadora, comissão julgadora e professores fiscalizadores).

TAREFAS

       A )   Social

·         Doação de sangue – (1 ponto por cada doador)
·         Caracterização beleza negra (casal) – 10 pontos para o eleito
·         Brinquedos reciclados – 1 ponto para cada brinquedo
·         Arrecadação de brinquedos usados – (1 ponto para cada brinquedo)
·         Montar uma mine horta – (a mais completa receberá 15 pontos, segundo lugar 10 e terceiro 5 pontos)
·         Arrecadação de alimentos e roupas onde que todas as equipes deverão entregar no ultimo dia ( 1 ponto para cada item).
Obs: A quantidade arrecadada será entregue às entidades escolhidas.

B) Artístico
Cada equipe deverá realizar uma apresentação artística- Dramatização de um livro de Adonias
(valendo 30 pontos)

SÓSIA DE CELEBRIDADE
Cada equipe deverá apresentar um personagem caracterizado, cantor/ator ou apresentador de TV, teatro ou cinema.
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 10 minutos p/ equipe;
PONTUAÇÃO – 50 pontos.
JULGAMENTO - criatividade, figurino, desenvoltura

C) Tarefas / Brincadeiras
VALENDO 01 PONTO CADA BRINCADEIRA
1-    Boliche – 3 participantes.

Uma tentativa de cada participante representante de cada equipe, quem derrubar maior quantidade de pontos é vencedor. Não pode ultrapassar a linha limite, quem assim fizer a equipe perderá 1 ponto.
2-    Bexigas revezadas – 15 participantes, sendo 5 para cada equipe.

 O participante tem que encher a bola e estourar voltar correndo e tocar na mão do outro colega que fará a mesma coisa. A equipevencedora é a que conseguir estourar as 5 bolas primeiro.
3-    Circuito- 3 participantes

Os participantes irão cumprir todas as etapas estabelecidas no circuito, o vencedor é o que primeiro terminar as tarefas seguindo todas as regras e limites estabelecidos.
·         Copo com água sem utilizar as mãos levando ate o local indicado sem derramar.
·         Responder continhas no papel corretas
·         Encher garrafa pet de água com copo de cafezinho (encher ao máximo)
·         Levar para o ponto indicado um ovo na colher sem derrubar
·         Pular entre os obstáculos e chegar ate o sino.


4-    Improviso teatral – elementos na caixa surpresa para ser criar um texto improvisado. O texto mais criativo é o vencedor. (1 aluno de cada equipe)

5-    Arremesso de bambolê-vence quem conseguir acertar mais bambolês  no alvo.6 participantes

6-     Montar um cartaz ilustrado sobre como cuidar da escola (destinação do lixo, respeito das regras escolares, solidariedade).



FINALIZANDO A GINCANA
Final eleger o gato e a gata da gincana vestidos com roupa reciclada. (50 pontos)
Entrega do troféu para a equipe ganhadora


ATITUDES QUE PERDEM PONTOS: 

. Provocação (gestos, palavras ou afins) – 30 pontos
. “Vaiar” outras equipes – 30 pontos
. Ausentar-se do local da gincana sem autorização – 30 pontos
. Comparecer ao local sem uniforme – 30 pontos (por aluno)
. Causar danos materiais ao local (passível de punição e ressarcimento) – 30 pontos
. Não respeitar o local público e o visitante. (passível de punição) – 30 pontos.
. Sujar o ambiente (passível de punição) – 30 pontos


 NOTA DO BLOG: 

Parabéns a Diretora Profa. Tânia Regina e toda a sua Equipe de Professoras, Coordenadoras Pedagógicas e Pessoal de Apoio.
Parabéns a todos os alunos envolvidos na 2ª Gincana da Cidadania, que cumpriram suas tarefas com esforço e dedicação, se divertiram, trocaram experiências e além de tudo isso, vivenciaram a Cidadania com dignidade e respeito.
A Diretora Tânia Regina e as Professoras, juntas na idealização deste maravilhoso projeto, que com todo respeito que tenho por todas as Diretoras dos Colégios da Rede Municipal de Ensino, esse modelo de atividade deveria ser copiado e aplicado em todos as Unidade Escolares. 
Parabéns pela maravilhosa iniciativa de cunho social e benemérito que foi a arrecadação de alimentos, que também foi meta do projeto da 2ª Gincana da Cidadania de arrecadar alimentos para serem doados para entidades assistenciais e para famílias carente do nosso município. VALEU A LUTA!

                                                MURAL DAS FOTOS (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário